A Mazda promete fazer barulho com um novo sistema usado nos freios regenerativos que promete reduzir o consumo de combustÃvel em até 10%.
Trata-se do i-ELOOP (acrônimo para Intelligent Energy Loop), tecnologia que será apresentada no Salão de Tóquio.
Como nos sistemas de freios regenerativos convencionais, o i-ELOOP converte a energia cinética gerada nas desacelerações em energia elétrica, que é usada para alimentar sistemas como ar-condicionado, comandos de som e outros componentes.
A tecnologia se destaca por usar um capacitor (componente elétrico que armazena grande quantidade de energia) para guardar a eletricidade.
Em relação à s baterias, os capacitores se destacam por serem carregados e descarregados rapidamente e por sua resistência à deterioração por uso prolongado. O sistema também pode recarregar a bateria do veÃculo se necessário.
Segundo a Mazda, o i-ELOOP não precisa de um motor elétrico para funcionar (como ocorre com os veÃculos hÃbridos), já que se trata de uma tecnologia desenvolvida para carros movidos a combustão. O primeiro carro a usar o sistema deve ser o Takeri, carro-conceito que tem tudo para ser o sucessor do sedã Mazda6.
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